A estrutura do Skate Completo

O skate completo é um equipamento bem simples e prático, com importantes detalhes, formado por diversas partes que organizam o seu “corpo”, assim sendo:

Sumário

Shape do skate:

A prancha, ou como é realmente chamado shape, é a base do skate completo, geralmente feito de madeira é composto por várias e finas camadas, dependendo de sua qualidade o shape pode ser pouco ou muito resistente;

Trucks:

Os trucks são dois equipamentos de ferro, que se aparafusam no shape, assim eles sustentam o skate e dão equilíbrio, possibilitando manobras e velocidade.

Rodas de skate:

A história das rodinhas é vasta, e precisa de um capítulo à parte na biografia do skate.

Por padrão são usadas quatro rodas e são atualmente feitas de poliuretano, que podem variar entre 42 e 67 mm, dependendo da modalidade.

Elas começaram a ser produzidas e comercializadas em larga escala nos anos 50. Mas no início eram de metal. Nos anos 60, os fabricantes, vendo que elas não funcionavam bem, criaram uma alternativa feita de barro.

A velocidade melhorou, mas a baixa aderência fazia com o que o controle fosse complicado.

Além disso, elas duravam pouco. Nos anos 70, apareceu Frank Nasworthy e inventou as rodas de uretano, que mudaram a história.

Rolamentos:

Os rolamentos de super precisão podem ser de aço ou cerâmica e servem para suportar mais velocidade e menos impactos. Eles ficam alocados nas rodas e sem eles não há como seu skateboard andar.

A Annular Bearing Engineering Committee ABEC é a sigla internacional de classificação de rolamentos, quanto a precisão.

Para o skate completo “funcionar” todas as peças citadas acima são essenciais e necessárias.

A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos. Segundo pesquisa da revista O Mecânico, a NSK é uma das marcas de rolamentos mais lembradas do mercado. A empresa é reconhecida por fabricar rolamentos de excelência e qualidade, seja para uso automotivo ou industrial.

Parafusos de base:

Parafusos de Base não diferem em tamanho, eles variam basicamente se a chave a ser usada é Philips ou Allen, a porca que fica no lado de baixo do truck varia de 8mm a 12mm. Eles prendem o shape ao truck;

Lixa para skate completo:

Fica grudada na parte de cima do shape. A lixa deixa o skate mais aderente, e isso permite que as manobras sejam feitas com mais facilidade.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no reddit